08/07/2021 - 16:23

O prazo para a inscrição do ENEM 2021 é até o dia 14 de julho

Todos os interessados devem fazer a inscrição até o prazo indicado. A taxa de inscrição é R$85,00 para as duas versões do exame

Os interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2021 tem até o dia 14 de julho para se inscrever, para quem não conseguiu a isenção - a lista com os contemplados foi divulgada no portal do participante-, a taxa de inscrição é de R$ 85,00 pagos até o dia 19 de julho em qualquer banco, agências dos Correios, aplicativos bancários e casa lotérica.

Na hora da inscrição deve escolher se vai fazer a versão impressa ou digital. Neste ano as duas versões terão atendimento especializado e recursos de acessibilidades. O interessado deve indicar no momento da inscrição se precisa do atendimento. Para a versão impressa, poderá solicitar prova em braile, videoprova em Libras (vídeo com a tradução de itens em Libras), uso de leitor de tela, guia-intérprete, auxílio para leitura, auxílio para transcrição e leitura labial. Já aqueles que indicarem espectro autista poderão utilizar canetas com tinta colorida no Caderno de Questões e caneta transparente de tinta preta para transcrição no Cartão-Resposta.

Para a versão digital, poderá solicitar auxílio de acessibilidade, como tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tempo adicional e sala de fácil acesso. O participante que solicitar atendimento para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira poderá indicar o uso do aparelho auditivo, ou implante coclear na inscrição.

O solicitante de atendimento deve anexar, na Página do Participante, a documentação que comprove a necessidade de acessibilidade, com nome completo do participante; diagnóstico emitido pelo profissional de saúde competente, com a Classificação Internacional de Doença (CID 10); e assinatura e identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

O que preciso para inscrição?

Primeiro o candidato deve fazer o seu cadastro no site portal gov.br e depois a inscrição na página do participante, se já for cadastrado no gov.br pode ir direto na página do participante. No cadastro deve fornecer as seguintes informações:

• Os dados pessoais, como CPF, data de nascimento, cor/raça entre outros;
  • Cidade e endereço;
  • Optar por necessidade de atendimento especializado;
  • Optar pela língua estrangeira (inglês ou espanhol);
  • Indicar a escolaridade;
  • Preencher o questionário socioeconômico;
  • Fornecer o número de celular e e-mail para contato;
  • Optar entre a versão impressa ou digital da prova;
  • Escolher o local de prova;
  • Fazer o upload de uma foto;
  • Gerar o boleto e pagar até o dia 19/07, se não for isento.

As duas modalidades da prova, presencial e digital serão nos dias 21 e 28 de novembro. Até lá dá tempo de revisar todo o conteúdo com  a plataforma de estudos online PREPARA UNICEPLAC, uma plataforma gratuita com mais de 400 aula, exercícios e cronograma de estudo. Todo o conteúdo é atualizado de acordo com o edital do ENEM. Acesse e se prepara para o ENEM 2021!

Edital do ENEM 2021 impresso.

Edital do ENEM 2021 digital.