História de Sucesso no UNICEPLAC – Loise Pedrosa Salles

 

 

Docente das matérias de Endodontia e Clínica Integrada do curso de Odontologia do UNICEPLAC e também membra do Núcleo Docente Estruturante (NDE), a Professora Dra. Loise Pedrosa Salles iniciou sua trajetória no próprio Centro Universitário.

Aluna da primeira turma do curso de Odontologia do UNICEPLAC, quando ainda se chamava FOPLAC na unidade do Lago Sul, Loise é doutora, mãe de três meninos, sendo que o do meio, Gustavo Henrique, também estuda no UNICEPLAC. Por meio de entrevista, o UNICEPLAC conta a seguir um pouco mais da história da Loise, que é um “ouro desta casa”, como dizia o nosso fundador, Dr. Apparecido dos Santos.

 

UNICEPLAC: Como foi sua escolha pelo curso? 

Loise: Desde criança a área de saúde sempre me atraiu. Inicialmente, eu queria ser médica, mas brincava muito com meu irmão fingindo ser dentista.

 

UNICEPLAC: O que influenciou sua decisão na hora de escolher o UNICEPLAC?

Loise: Eu fui aluna da primeira turma do primeiro curso da instituição. Pelo que consta na ata da época, fui a primeira aluna a matricular no UNICEPLAC, que se chamava FOPLAC (Faculdade de Odontologia da União Educacional do Planalto Central). A escolha aconteceu pela disputa acirrada. Todos os concorrentes ao curso de Medicina que eu conhecia iriam prestar o vestibular da FOPLAC, a nova faculdade particular de Brasília, o primeiro e único curso de Odontologia, além da Universidade de Brasília (UnB). Seria uma oportunidade de comparar com meus concorrentes, além disso, os cursos de Odontologia e Medicina são equivalentes, eu poderia aproveitar as disciplinas cursadas. A FOPLAC como instituição particular não teria as greves que tanto ocorriam na UnB naqueles anos. Adicionalmente, a Faculdade era nova, um primor e bem localizada no Lago Sul. Como disse anteriormente, eu fui aprovada entre os primeiros colocados. Acabei não prestando vestibular na UnB, porque coincidiu com o vestibular unificado CESGRANRIO e eu fui aprovada em Medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF). Como era de se esperar, as federais entraram em greve, incluindo a UFF. Enquanto a greve permanecia, eu comecei a cursar Odontologia na FOPLAC e fui me apaixonando pelo curso a cada dia. As disciplinas e a atenção personalizada dos professores reforçaram meu amor pela área de saúde e o encantamento pelo restabelecimento de um sorriso. Eu tranquei o curso de Medicina na UFF e segui cursando Odontologia na FOPLAC. Eu também devo admitir, que achava o máximo ter que usar roupa branca. Era nosso uniforme obrigatório, representava para mim o senso de conquista e vitória, rumo ao sonho de ser profissional da área de saúde.

 

UNICEPLAC: Quais amigos e/ou professores marcaram a sua graduação?

Loise: Em primeiro lugar o Dr. Apparecido dos Santos, que acompanhava nossas aulas e atividades em clínica, participava dos nossos encontros de confraternização, festas e churrascos com a Dona Izabel. Os dois são pessoas queridas demais em minha vida. Era nítido no olhar do Dr. Apparecido a felicidade pelo nosso sucesso, quando ele via uma restautração, uma obturação de canal ou outro procedimento odontológico bem executado. Sinto saudades dele apertar minha mão todos os dias no estacionamento. E não vou ficar de “falsa modéstia”, pois adorava ouvi-lo dizer que “chegou o ouro desta casa”. Meu carinho e admiração por ele são imensos e não poderia ser diferente, eu sou fruto desse sonho gigantesco que ele realizou, o UNICEPLAC. A querida e amada Dona Fátima, que amor de pessoa, uma amiga, sempre nos recebia com um sorriso carinhoso na secretaria da FOPLAC. A querida Deusa, que era responsável pelos materiais odontológicos na clínica e fiel escudeira do Dr. Apparecido. A queridíssima Lusaneide, outra fiel escudeira do Dr. Apparecido, que ajudava nas finanças e bolsas de monitoria. Também tenho que mencionar o professor espetacular de Anatomia Daniel Barbato, o professor de Materiais Dentários, professor Burger, professor de Cirurgia, Dr. João Milki Neto, professor Nelson Bagnato de Endodontia, professor Ivo Correa de Prótese, Professora Clevandira de Odontopediatria, professor Giancarlo Lettieri, professor Eduardo Burgel de Periodontia, entre tantos outros queridos.

 

UNICEPLAC: Quais momentos da graduação te trouxeram mais felicidade?

Loise: No 4° período, quando eu consegui um estágio remunerado na Clínica de Odontologia da Associação da Fundação Educacional e nos anos que permaneci no estágio até o dia da formatura. Outros momentos muito felizes eram quando eu dava alta aos pacientes, pela felicidade de vê-los reabilitados com seus planos de tratamentos executados. Além disso, todos os momentos em que eu tirava nota máxima ou acima de 9.0 em provas ou procedimentos clínicos e quando fui selecionada monitora de Anatomia, Odontopediatria e Dentistica.

 

UNICEPLAC: Quais são os seus laboratórios ou salas do UNICEPLAC?

Loise: As Clínicas Integradas, os Laboratório de Anatomia Humana, de Dentistica, Prótese, Endodontia, Periodontia e as aulas de Cirurgia e Odontopediatria.

 

UNICEPLAC: Como foi a construção da sua carreira na graduação? E após ela? 

Loise: A graduação foi maravilhosa como já citado acima, fui aluna estudiosa e dedicada. Logo que terminei a graduação fiz curso de aperfeiçoamento em Endodontia na Universidade de São Paulo (USP/Centrinho/Campus de Bauru) e decidi me especializar nesta área. Fui aprovada no curso de especialização também na USP, onde ouvi pela primeira vez sobre o gene da proteína morfogenética óssea 7 e decidi que faria pesquisa nesta área. No final da especialização, eu já era professora estagiária na própria FOPLAC e, ao me tornar especialista em Endodontia pela USP, logo fui contratada efetivamente pelo Dr. Apparecido. Iniciei então o mestrado em Biologia Celular e Molecular na UnB, onde desenvolvi a tese “Isolamento, Clonagem e Expressão do Gene da Proteína Morfogenética Óssea Humana em P. pastoris”. Continuei atuando como Endodontista em clínica, pesquisadora em Biologia Molecular e professora de Endodontia (UnB e FOPLAC, depois FACIPLAC e atual UNICEPLAC). Em 2009, entrei para o doutorado em Odontologia na Universidade Estatual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Parte do meu doutorado foi realizado no Forsyth Institute (USA, Boston, MA), que é um instituto de pesquisa único no mundo na área de Odontologia, ao qual a Universidade de Harvard é afiliada, e abriga o laboratório de pesquisadores renomados, como o falecido Dr. Sigmund Socransky (Periodontia e Microbiologia Oral). Após defender a tese de doutorado, retornei ao Forsyth Institute (USA, Boston, MA) para um post-doc na área de Biologia Óssea, que concluí em 2013. Os estudos não pararam por aí, em 2017 fiz o curso Principles and Practice in Clinical Research (Harvard, T Chan School of Public Health), recebendo certificado de honra ao mérito na conclusão do mesmo; curso de capacitação em Bioestatística (Harvard, T Chan School of Public Health) e curso de capacitação em escrita de manuscritos (Harvard, T Chan School of Public Health). Desde 2018 fui selecionada como Teacher Assistant I no mesmo curso Principles and Practice in Clinical Research (Harvard, T Chan School of Public Health). Também fui selecionada como professora do curso de Pós-graduação em Odontologia da UnB.

 

UNICEPLAC: Como o UNICEPLAC contribuiu para que você se tornasse o profissional que é hoje? 

Loise: A antiga FOPLAC, atual UNICEPLAC, contribuiu imensamente para minha formação profissional. Foi a base de todo esse processo de estudo, aprendizagem e amadurecimento profissional. Posso dizer que foi a fonte de inspiração e o local onde a semente para o profissional que sou hoje foi plantada. Os exemplos da família que fundaram esta instituição foram fundamentais, assim como os ensinamentos e exemplos dos professores.