Medicina

06/08/2019 - 21:16

HFAB capacita os aspirantes médicos da FAB, Marinha e Exército com apoio do UNICEPLAC

O HFAB usou as instalações do complexo de simulação realística para treinamento das habilidades de socorro e reanimação de pacientes 

O Hospital de Força Aérea de Brasília – HFAB ofereceu nos dias 3 e 4 de agosto, o curso de Emergências Cardiovasculares no Centro Universitário UNICEPLAC. O preparatório foi realizado no Centro de Simulação Realística, que é um complexo de laboratórios equipado com bonecos super-realistas e infraestrutura de alta complexibilidade.

O curso de Emergências Cardiovasculares foi lecionado para capacitar os aspirantes médicos da FAB, Marinha e Exército. Estiveram presentes, o Vice-Diretor do HFAB – Cel. Médico Laerte, o chefe da divisão médica Ten. Cel. Eduardo Gomes e o instrutor do curso, o Major Dr. Paulo Henrique. Esse curso é um dos frutos da parceria entre o HFAB e o UNICEPLAC, assinada no mês de julho de 2019.

A Ten. Juliene Azevedo Oliveira, psicóloga, representante da Divisão de Ensino do HFAB e professora do curso de Medicina do UNICEPLAC, falou sobre a importância desse curso: “Essa qualificação é importante devido à quantidade de mortes que envolvem esse tipo de problema. Os dados indicam que uma assistência bem-feita e rápida, pode dobrar ou até mesmo triplicar a chance de sobrevivência das vítimas. E infelizmente, esses problemas não vão diminuir. Sedentarismo, obesidade e diabetes são fatores que contribuem para problemas no coração e são bem comuns no Brasil e no mundo.”