fisioterapia

26/07/2021 - 12:03

Dia dos Avós: Cuidando de quem cuida da gente

Parabéns a todos os vovôs e vovós que amamos de todo o coração! Em especial aos nossos queridos pacientes de Fisioterapia, estamos com saudades nesse recesso, mas nos veremos novamente no próximo semestre!

O estágio de Fisioterapia Geriátrica atende a comunidade idosa do Gama. Os pacientes  que vêm até nós têm diferentes doenças crônicas não transmissíveis (DCNT's), as queixas mais comuns são dores articulares, também temos idosos com Alzheimer, Cardiopatias, Diabetes entre outras. 

O atendimento se inicia com uma avaliação geriátrica para a definição do tratamento adequado. Que só está acontecendo individualmente, por conta da pandemia. As  atividades são lúdicas, voltadas para exercícios físicos e cognitivos. Os idosos chegam um pouco tímidos e vão se soltando no decorrer das aulas.

A professora Katiane Felix, uma das supervisoras do estágio, explica, “A maioria dos idosos gostam muito e aceitam sem restrições as condutas propostas pelos estagiários. Que são realizadas em conformidade com a necessidade de cada idoso, respeitando sempre as limitações. Porém, buscando sempre a melhora da funcionalidade e qualidade de vida dos mesmos.” 

A estagiária Sanayra do 10° período de fisioterapia, adora o estágio e relata que vira meio que uma sala de conversa, já que muitos querem além do tratamento, um ouvido amigo. Além de ser de suma importância para o desenvolvimento profissional dos discentes, “o contato com o paciente nos ensina a ter empatia com o próximo e sermos profissionais melhores.” diz a aluna.

O número de idosos atendidos vai de acordo com a quantidade de alunos no estágio, normalmente 25 idosos por dia, com atendimento 2 vezes por semana. Durante a pandemia foi necessário reduzir para 18 a 20 idosos, com o intuito de manter as medidas de segurança. Como as atividades acadêmicas estão de recesso, o atendimento retorna no próximo semestre e será amplamente divulgado nos canais do UNICEPLAC. Acompanhem!