Dia da pizza com receitinha caseira

Sextouuuuuu! Eeeeee essa semana só poderia acabar em Pizza, tem jeito melhor? não!

A professora Carolina Vogado, do curso de nutrição, testou umas receitinhas de massa para pizza caseira e indicou uma para nós. Então já pode ir comprar os ingredientes que hoje vamos sextar daquele jeito. 

Obs: A pizza da foto foi feita pela professora Carolina, com essa receita de massa e um recheio bem saboroso e leve.

Essa quantidade de ingredientes da massa para 4 a 5 pizzas, dependendo da espessura que você vai deixar a massa.

Ingredientes 

 

Modo de Preparo 

  1. Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar – cerca de 5 minutos. 

  2. Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite – ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante. 

  3. Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar. 

  4. Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa – ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira. 

  5. Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume. 

  6. Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início – caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico. 

  7. Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca) divida em 4 porções. Separe uma porção da massa para abrir e cubra o restante com um pano de prato para não ressecar. 

  8. Com o rolo de macarrão, abra a massa formando um círculo de cerca de 30 cm de diâmetro – lembre-se de sempre polvilhar a bancada com farinha para a massa não grudar. Antes de levar ao forno para assar, escolha o recheio da sua pizza. Lembrando que você pode rechear com o que tiver em casa

  9. Se você quiser com o recheio igual o da professora Carolina Vogado, Coloque pasta de tomate sobre toda a pizza. Cubra com queijo mozarela. Na metade coloque os tomatinhos cereja cortadinhos em rodelas. Finalize com uma fatia de gorgonzola cortada em cubinhos e manjericão. Na outra metade coloque abobrinha laminada e  finalize com fatias de queijo de cabra. Depois é só levar ao forno e saborear.

COMO ARMAZENAR, CONGELAR E DESCONGELAR

 

Utilize a seguir ou, se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; se estiver na geladeira, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de usar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Receita de massa retirada do site: Panelinha.com e o recheio feito pela professora Carolina com o que ela tinha em casa.