Medicina Veterinária

17/12/2019 - 12:50

Curso de Medicina Veterinária recebe nota máxima na avaliação do MEC

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Brasil se tornou, em 2015, o país com mais médicos veterinários no mundo. A profissão, que apresenta diferentes áreas de atuação, é fundamental para promover e preservar a saúde dos animais, sejam eles de pequeno, médio ou grande portes.

No Distrito Federal, o Centro Universitário Uniceplac, localizado no Gama, foi responsável por apresentar grandes êxitos para o curso de graduação da área, em 2019. Entre as conquistas do ano, o curso de Medicina Veterinária do centro universitário obteve nota máxima (Nota 5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

“A avaliação do MEC traz o reconhecimento do trabalho de uma equipe qualificada e comprometida. O Uniceplac tem tradição no ensino da Medicina Veterinária e realiza esse trabalho com maestria há 22 anos. A nota ‘5’ veio coroar a dedicação da equipe e é motivo de muito orgulho para nossos alunos”, celebra Daniella Ribeiro Guimarães, formada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Uniceplac.

O curso de Medicina Veterinária da instituição permite um aprendizado baseado em vivências. O aluno entra em contato com a realidade profissional desde o início do curso, sendo capaz de aprender os valores do trabalho em equipe e das decisões individuais.

Daniella Ribeiro pontua que o centro universitário dispõe da Clínica Escola no próprio campus, o que incentiva o contato com pequenos e grandes animais para promover o aprendizado de qualidade.

“O corpo docente, composto por mestres e doutores, é qualificado para estar envolvido com projetos de extensão e iniciação científica. Buscamos apresentar um ensino baseado em metodologias ativas e estratégias pedagógicas que flexibilizam o processo de ensino-aprendizagem”, complementa.

Além disso, o Uniceplac foi responsável por apresentar inovações para o curso ao longo deste ano. Entre as novas ferramentas tecnológicas, já é possível encontrar no campus simuladores de pequenos animais, sala de projeção de cirurgias direto dos centros cirúrgicos, mesa anatômica e sala de aula invertida.

"Queremos oferecer sempre o melhor para os nossos alunos. Para 2020, buscaremos ampliar o laboratório de habilidades veterinárias e, ao longo do ano, implantaremos simuladores de grandes animais como estratégias inovadoras do curso", pontua a profissional.

Brumadinho e o Uniceplac - Os cães Nikki, Thor, Zeca e Baco, integrantes da equipe de resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) no rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), passaram pelo acompanhamento de professores e alunos de Medicina Veterinária da Clínica Veterinária do Uniceplac, localizado no Gama (DF).

O diretor da Clínica, Igor Zimoyski, juntamente com os estudantes, acompanhou o estado de saúde dos cães para verificar o aparecimento de alterações crônicas a longo prazo.

“Entre as ações que realizamos em 2019, o atendimento aos cães de Brumadinho foi de extrema importância para o Uniceplac. Ficamos honrados em dar suporte aos cães da equipe de resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal que participaram dessa missão”, informa a coordenadora.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – UNICEPLAC

Proativa Comunicação