Prepara

03/11/2020 - 20:53

Como usar a vírgula? Confira 4 dicas para nunca mais esquecer

Hoje a gente traz pra você dicas sobre como usar a vírgula. Essa é uma dificuldade quase universal entre estudantes, e não era pra menos: a gente não usa vírgulas quando fala, né? Mas apesar do "medo" que esses sinais de pontuação causam, com poucas regras já é possível dominar um monte de casos. Confere aí 😉

NUNCA entre sujeito e verbo

A vírgula nunca separa sujeito e verbo. Essa é uma regra de ouro! E fácil de lembrar: imagine que sujeito e verbo são um casal: você não vai ir contra o amor, né?

Mas aí muita gente acha difícil identificar o sujeito. O ideal é começar encontrando o verbo principal. Ele é aquela palavra que indica a ação, o que está ocorrendo ou sendo feito. 

SEMPRE antes de 'mas'

Esse macete não tem confusão. Sempre antes de “mas” vai vírgula. E atenção: essa regra serve para o “mas”, porém não se aplica ao “e”. Os dois são conectivos coordenativos, mas quando o assunto é pontuação, não funcionam da mesma maneira.

Conectivos e subordinadas

Os conectivos servem para ligar duas informações. No caso das orações subordinadas, a frase não faz sentido sozinha. Ou seja, se você só disser aquilo pra alguém, a pessoa não vai entender. Veja: "Embora não tenha sido assim." O que é que “não foi assim”? Não temos como saber, porque só essa frase não explica. Agora vejamos um exemplo completo: "Ele estudou meia hora e achou que ia passar, embora não tenha sido assim." Olha a vírgula ali!

Fale com a genteSe você tiver dúvidas sobre como acessar um conteúdo ou sobre outro aspecto do cursinho PREPARA para Enem do UNICEPLAC, pode escrever pra gente. Estamos no email contato@vestibular.com.br 🙂
Bons estudos!