Sistemas de Informação

14/06/2021 - 17:17

Como é ser #euuniversitário da área de Tecnologia?!

A área de TI vem crescendo a alguns anos e para entrar no mercado de trabalho você precisa de uma graduação em TI, Sistemas de Informação ou Engenharia de Software, por exemplo.

A Tecnologia da Informação é fundamental para empresas e corporações de médio a grande porte. A área já está em alta a algum tempo e segundo o IDC o mercado de TI crescerá 11% no ano de 2021. Durante a pandemia, em maio e junho de 2020, o mercado chegou a registrar uma queda, contudo em 2021 ouve um crescimento de 50% em investimento na área por parte das empresas. Massificação da 5G, armazenamento em novem, tecnologia das coisa e Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD são algumas tendências da área para esse ano e os próximos.

Se essa área te interessa, saiba que precisa fazer um curso superior para ingressar no mercado de trabalho. Aqui no UNICEPLAC temos dois cursos para a área de TI, Sistemas de Informação e Engenharia de Software. Vamos falar mais sobre as áreas e mercado de trabalho por aqui, porem hoje nosso entrevistado do #euuniversitario é o Mateus Barros estudante de Sistemas de Informação e aluno destaque do curso.

Saiba como é ser #euuniversitário da área de TI

"Um pouco puxado e muito gratificante" é a definição dada pelo Mateus!

Cálculos, estratégias, ferramentas de desenvolvimento, empreendedorismo, banco de dados e gestão fazem parte da rotina da galera da tecnologia, uns amam mais alguns assuntos do que outros. O Mateus, por exemplo, gosta mais da matéria de Cálculo diferencial e integral. Sempre gostou de tecnologia e ciências exatas, por isso decidiu fazer o curso de Sistemas de Informação.

Mateus está no 8° semestre, faz estágio na Defensoria Pública da União trabalhando com desenvolvimento back-end e é aluno destaque no seu curso. O que mais gosta na graduação é a troca de experiências e conhecimentos com os colegas e professores, e o que menos gosta é a correria de final de semestre.

Questionado sobre a área de atuação que quer seguir, o estudante pensa em duas possibilidades, área de desenvolvimento de software e a área de gestão. Pretende cursar uma pós-graduação em Engenharia de Software e tirar certificações. Inclusive a área do curso que julga ter mais oportunidades é área de Desenvolvimento de Software, “Pois, está crescendo cada vez mais e necessita de profissionais qualificados”.