Campanha Outubro Rosa

 

O mês de Outubro chegou e a luta pela prevenção do câncer de mama se intensifica nesse período do ano. A campanha #outubrorosa foi criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu laços cor-de-rosa para os participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York. O intuito foi conscientizar a população da necessidade das medidas de prevenção.

 

Desde então, instituições, governo, empresas e sociedade civil abraçaram essa causa para diminuir os índices de mortalidade causados pela doença. E o UNICEPLAC também faz parte dessa grande corrente e durante esse mês o campus também ficará rosa. Vamos falar muito sobre as causas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Veja abaixo como fazer o autoexame.

 

1 - No espelho, observe os dois seios com os braços abaixados, depois coloque as mãos na cintura e faça força, em seguida coloque as mãos atrás da cabeça. Veja se há algo fora do comum com eles. Verifique se ocorre achatamento, saliência, enrugamento, vermelhidão, aspereza ou sensação de dureza. Observe o tamanho, posição e forma do mamilo, pressione-o levemente e veja se sai alguma secreção.

 

2 - No banho, com a pele ensaboada, eleve o braço direito e pressione suavemente a mama com os dedos da mão esquerda, fazendo uma espiral da axila até o mamilo. Observe a presença de nódulos ou endurecimento. Faça o mesmo com a mama esquerda.

 

3 - Deitada, coloque um dos braços atrás da cabeça e com a outra mão apalpe levemente a mama em formato espiral, da axila ao mamilo. Observe engrossamento ou pequenas protuberâncias na pele. Faça o mesmo na outra mama.

 

Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista. Ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia.