Visita do comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, ao campus do UNICEPLAC

Por Stéfany Silva* 

           

       Os cães do Corpo de Bombeiros do DF que participaram do heroico resgate de vítimas em Brumadinho-MG serão assistidos pelo Hospital Veterinário do UNICEPLAC.

          O Coronel Reginaldo Ferreira de Lima, Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, representando o Exmo. Sr. Comandante-Geral, Coronel Carlos Emilson Ferreira dos Santos, visitou na última terça-feira, 19 de fevereiro, o UNICEPLAC e conheceu instalações e laboratórios que integram o complexo do campus, especialmente as instalações do Hospital Veterinário (HOVET). Foi discutida a cooperação do corpo clínico e acadêmico do HOVET e do Curso de Medicina Veterinária aos cães da corporação que participaram do resgate às vítimas do rompimento da Barragem I do córrego do feijão em Brumadinho, MG.

        O Corpo de Bombeiro do DF cooperou no resgate das vítimas, com uma equipe de 4 (quatro) cães e 18 (dezoito) militares, entre homens e uma mulher, durante 15 dias de trabalho. Sendo que os animais, que participaram ativamente das atividades de resgate, necessitarão, quando retornarem a Brasília, de assistência e verificação do estado de saúde.

         O HOVET possui instalações, laboratório e corpo clínico capacitado para prestar assistência aos cães, que estiveram em terreno inóspito, inalando gás tóxico, transitando em lama e dejetos contaminados por rejeitos da mina. Fatores que poderão contribuir para problemas respiratórios e dermatológicos. Os cães serão recebidos no HOVET nessa sexta-feira, 22 de fevereiro, às 8h30, para avaliações e cuidados completos.

A comunidade de Brasília reconhece o heroico trabalho realizado pelos Bombeiros e pelos cães, que receberão dos alunos, professores e colaboradores do UNICEPLAC a merecida atenção e cuidados, para que os animais possam se recuperar e retornar a nobre missão de salvar vidas.

                                                                                      (*) Estagiária sob supervisão de Guilherme Cavalcanti.