Alunos do curso de Educação Física utilizam equipamento desenvolvido em doutorado de professor do Uniceplac

O professor do curso de Educação Física do UNICEPLAC, MSC. Daniel Tavares de Andrade, desenvolveu como pesquisa de doutorado, um sistema que trará muitos benefícios à prescrição do exercício. Batizado de Fitcheck® e produzido pela empresa INBD® Engenharia Eletrônica, situada em Águas Claras – DF, o sistema teve sua criação iniciada em 2014, com o objetivo de proporcionar uma avaliação da performance aeróbica inteiramente portátil. Ele conta com um hardware, unidade de coleta de dados, aplicativo para smartphone e um sistema em nuvem, que emite relatórios e permite a analise da evolução dos avaliados.

Segundo o professor Daniel, a grande vantagem do sistema “é que hoje podemos avaliar o praticante de exercício dentro da própria modalidade, por exemplo, para avaliar atletas de vôlei de praia, era necessário leva-los para um laboratório e testa-lo em esteiras ou bicicletas, agora poderemos avaliar o atleta na areia, dentro da sua realidade e sob as interferências reais como condições climáticas, terreno, vento, etc.”

Fora as diversas funcionalidades para testes ergométricos, o sistema também permite a realização de avaliações da composição corporal e quem mais têm se beneficiado com o uso dessa tecnologia são os estudantes de Educação Física do UNICEPLAC. Desde o segundo semestre de 2017, o uso do aplicativo é disponibilizado gratuitamente, para os alunos das disciplinas de Medidas e Avaliações e Condicionamento Físico, tanto para as aulas, como para os projetos de pesquisas. Desta forma, eles utilizam essa ferramenta, que possibilita a união da teoria, vista em sala de aula, com a prática, que terão no mercado de trabalho.