Medicina Veterinária

14/08/2024 - 14:50

UNICEPLAC leva inovação ao campo com consultoria gratuita para produtores de leite no DF

Desenvolvido por estudantes de Medicina Veterinária da instituição, o projeto de extensão Consuleite auxilia pequenos e médios produtores a melhorar a rentabilidade e reduzir custos no setor rural

Projeto de Extensão do Centro Universitário UNICEPLAC oferece consultoria na área da produção de leite para pequenos e médios produtores do Distrito Federal (DF). Criado em 2019, o objetivo é auxiliar na melhoria de todas as etapas da produção de leite, reduzindo custos e aumentando a rentabilidade para o produtor.

As atividade são realizadas na propriedade rural do produtor selecionado para o projeto de extensão, seguindo as etapas de diagnóstico, criação do plano de ação, execução do plano e monitoramento. O Consuleite também oferta minicursos e palestras. O produtor interessado em ser assistido pelo projeto deve enviar e-mail para: consuleiteuniceplac@gmail.com

A iniciativa é gratuita e orientada pela professora Fabiana Fonseca, mestre e engenheira agrônoma, com a participação de 10 estudantes do curso de Medicina Veterinária. “É uma ação em que o aluno desenvolve a comunicação direta com produtor, executa práticas técnicas nas diferentes áreas da medicina veterinária sob supervisão de nós, professores”, explica a orientadora do projeto.

Polyana Moreira e Silva Coelho, estudante do 8º semestre de Medicina Veterinária, ressalta a relevância do projeto. Integrante do Consuleite desde 2022, ela passou a fazer parte da coordenação em 2023. “É uma experiência incrível aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação, diretamente na realidade dos produtores. Além disso, é uma excelente oportunidade para ampliar nosso networking, tanto com profissionais da área veterinária quanto com os proprietários rurais da região”, afirma a estudante.

Aluno do 9º semestre de Medicina Veterinária do UNICEPLAC, Jeter Stellito faz parte do Consuleite desde o primeiro semestre deste ano. “O projeto promove reuniões entre os membros, onde discutimos os pontos fortes e as áreas que precisam de melhorias em cada propriedade. Nessas reuniões, estabelecemos metas para solucionar as dificuldades dos produtores rurais e propomos melhorias para o ambiente de trabalho e a qualidade de vida de quem vive no campo. Além disso, as iniciativas buscam melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais, contribuindo para o sucesso sanitário e econômico das propriedades assistidas”, completa Jeter.