Centro Universitário reforça compromisso com a proteção animal e a formação acadêmica conectada à ações práticas em celebração ao Dia Nacional dos Animais
O Centro Universitário UNICEPLAC, em conjunto com a Universidade de Brasília (UnB) e outras instituições de ensino superior particulares do Distrito Federal, firmou parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) para integrar um projeto piloto de castração e microchipagem de cães e gatos.
A iniciativa, que também conta com o apoio da Fiocruz, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do DF (CRMV-DF) e da Secretaria de Proteção Animal do DF, foi lançada nesta sexta-feira (14/3), no Auditório Ipê do Ministério, durante evento em comemoração ao Dia Nacional dos Animais.
Parceria com o Ministério do Meio Ambiente
Com 28 anos de tradição, o curso de Medicina Veterinária do UNICEPLAC se destaca no pelo compromisso com a formação prática e a inserção dos estudantes em projetos de extensão.
Para a coordenadora do curso, a professora Daniela Ribeiro, a participação do UNICEPLAC nessa parceria reforça o papel estratégico das universidades particulares em formar profissionais preparados para transformar a realidade das comunidades no Brasil e no mundo.
“Uma ação estratégica como essa é fundamental. Estamos muito felizes em colaborar com um projeto que irá trazer impactos positivos tanto a região quanto para a formação profissional dos estudantes", diz.
Formação acadêmica alinhada às demandas do mercado
Além de beneficiar a comunidade com serviços benéficos para a saúde pública e o bem-estar animal, a participação do UNICEPLAC no projeto reforça a importância da vivência prática na formação dos estudantes de Medicina Veterinária.
De acordo com a coordenadora do curso, esse tipo de iniciativa possibilita aos alunos um contato direto com os desafios reais da profissão e os prepara para atuar com consciência social e capacidade de liderança.
Estrutura e suporte para ações de extensão
O Centro Universitário UNICEPLAC tem uma clínica veterinária ativa, onde estudantes fazem atendimentos e procedimentos sob supervisão profissional dos professores. Essa estrutura será fundamental para desenvolver o projeto de castração e microchipagem, uma vez que irá garantir o suporte técnico necessário e a aplicação das melhores práticas no cuidado aos animais.
“O UNICEPLAC está inteiramente à disposição para contribuir com a iniciativa. Temos uma equipe incrível de professores e estudantes altamente capacitados para atuar nesse projeto e em outras ações voltadas à proteção animal", concluiu a professora Daniela Ribeiro.
A assinatura da parceria foi oficializada durante o evento promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que reuniu especialistas e representantes de diferentes setores para discutir políticas públicas.