#Aconteceu UNICEPLAC Internacionalização

02/12/2024 - 15:15

UNICEPLAC expande cooperação internacional com a Universidade de CESPU, em Portugal

A reitora da instituição e coordenadores dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária estiveram em Portugal para ampliar a cooperação científica por meio do intercâmbio e viabilizar a dupla certificação europeia para estudantes brasileiros em cursos da área da saúde

A professora doutora Kelly Pereira, reitora do Centro Universitário UNICEPLAC; o coordenador do curso de Medicina, professor doutor Marco Antonio; e a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Daniela Mendes, estiveram em Portugal entre os dias 13 a 19 de outubro de 2024 para ampliar a parceria internacional na área da saúde com a CESPU (Cooperativa de Ensino Superior e Universitário de Portugal) e ministrar workshops práticos para docentes da instituição lusitana. 

Na ocasião, os representantes do UNICEPLAC expandiram um acordo internacional já existente entre os cursos de Odontologia das instituições para as áreas de Medicina e Medicina Veterinária, com potencial para também incluir os cursos de Farmácia, Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia. 

De acordo com a professora doutora Kelly Pereira, já existia um interesse por parte da CESPU em entender as metodologias ativas adotadas pelo UNICEPLAC. “Então, o primeiro intuito da viagem era atender ao pedido de Portugal no que tange às metodologias ativas. Além disso, também aproximamos as coordenações de Medicina e Medicina Veterinária de Brasil e Portugal para que os cursos elaborem possibilidades de pesquisas conjuntas e programas de pós-graduação", explica. 

Dupla certificação europeia

Com a ampliação da parceria, estudantes de cursos da área da saúde do UNICEPLAC poderão obter dupla graduação no Brasil e em Portugal

Um dos principais objetivos da nova parceria é oferecer aos estudantes brasileiros a chance de obter diplomas reconhecidos tanto no Brasil quanto na União Europeia. Quando formalizada, essa dupla certificação permitirá que futuros profissionais da saúde formados no UNICEPLAC possam atuar tanto em território nacional quanto em países da Europa. 

Para a professora Daniela Mendes, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da instituição, a internacionalização é um dos pilares da educação superior do UNICEPLAC. “Com essa parceria, além de viabilizarmos intercâmbios e estágios em Portugal, podemos também proporcionar aos alunos a chance de obter uma formação com reconhecimento internacional e com a possibilidade de dupla certificação. Isso abre muitas portas para quem deseja atuar fora do Brasil", conta. 

A parceria também se estende à área de Farmácia, com a intenção de explorar novas oportunidades para os estudantes do UNICEPLAC nesse campo. A reitora, professora doutora Kelly Pereira, afirma que o foco da instituição é proporcionar aos alunos uma formação de excelência e globalizada:

“Queremos que nossos alunos tenham a melhor formação possível, não apenas com a qualidade reconhecida no Brasil, mas também com a internacionalização da sua educação. Isso inclui a possibilidade de atuar em diferentes mercados, ampliando a visão de mundo dos nossos egressos, e até de trabalhar em ambientes internacionais, algo que a parceria com a CESPU facilita muito". 

Metodologias ativas

A parceria entre o UNICEPLAC e a CESPU se baseia, em grande parte, na troca de metodologias educacionais. O curso de Medicina do UNICEPLAC foi um dos pioneiros no Brasil a adotar metodologias ativas de ensino, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), a Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL) e as aulas práticas de realidade simulada. 

Durante a visita à CESPU, o professor doutor Marco Antonio, coordenador do curso de Medicina do UNICEPLAC, foi responsável por demonstrar em um workshop prático para docentes de Portugal como a implementação do PBL, TBL e da própria realidade simulada tem impactado posivitamente o aprendizado dos alunos brasileiros. 

De acordo com o coordenador, “nosso objetivo é expandir ainda mais a integração entre as duas instituições. A CESPU já tem uma excelente estrutura acadêmica e científica, e acreditamos que essa parceria vai abrir portas para nossos alunos e professores tanto em termos de desenvolvimento acadêmico quanto de oportunidades profissionais no cenário internacional. Então, a nossa intenção é ter linhas de pesquisa em comum para permitir o intercâmbio entre Brasil e Portugal". 

Novos projetos de pesquisa

A ampliação da parceria também visa fortalecer ainda mais a produção científica dos alunos e professores do UNICEPLAC que já acontecem no curso de Odontologia. Por isso, o desenvolvimento de novos projetos e a publicação de artigos científicos colaborativos em uma revista luso-brasileira são algumas das metas para os próximos anos. 

“Com essa parceria, pretendemos ampliar as publicações científicas de nossos docentes e estudantes. A troca de conhecimento e experiências vai enriquecer nossas produções acadêmicas, e acreditamos que isso se refletirá em novas possibilidades de pesquisa em conjunto”, disse a professora Daniela Mendes.

Além disso, a colaboração entre as instituições também poderá viabilizar o acesso a financiamentos e bolsas de pesquisa internacionais, ampliando as perspectivas de estudos e experimentos acadêmicos para os alunos do UNICEPLAC.

Programa Europeu de Financiamento

Outra novidade é a entrada do UNICEPLAC no Erasmus+, um programa europeu que destina recursos financeiros ao fomento de pesquisas, mobilidade acadêmica e intercâmbios para países em desenvolvimento. 

“Nós também conseguimos a assinatura deste acordo, que faz com que o UNICEPLAC,  junto com a CESPU, vá pleitear para esse programa europeu um cenário de mobilidade", explica a professora doutora Kelly Pereira. Além disso, o UNICEPLAC já está pleiteando cinco vagas para Portugal. Essas novidades serão divulgadas a partir de 2025. 

Para o professor Marco Antonio, “isso significa novas oportunidades para os alunos do UNICEPLAC que vislumbram, ao final do curso, ter a oportunidade de fazer um mestrado ou doutorado. Essa é uma porta de pesquisa significativa para que os alunos possam progredir", finaliza.