Nossos alunos do curso de Engenharia Civil construíram pontes de macarrão com objetivo de suportar a maior quantidade de peso possível.
O primeiro lugar foi para o grupo do aluno Cleiton Silva, que junto à sua equipe (Francisco Soares, Guilherme Temoteo, José Júnior e Pedro Figueredo), conseguiu colocar 225,4kg em pesos na ponte de macarrão construída por seu grupo.
Competição Ponte de Macarrão
Realizada em várias instituições do Brasil e do mundo, a competição teve sua primeira aparição na instituição Okanagan College, na Colúmbia Britânica, no ano de 1983. Já no Brasil, a primeira competição ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no ano de 2004.
O objetivo é envolver os alunos dos cursos da área tecnológica, a fim de estabelecer uma relação dos assuntos teóricos estudados na disciplina Resistência dos Materiais e disciplinas afins, com a prática projetual.
Ao longo do curso de graduação de Engenharia Civil os alunos desenvolvem disciplinas para o conhecimento e cálculo das tensões e resistência dos materiais, a fim de aplicar esses ensinamentos em estruturas maiores, como de concreto armado, estruturas metálicas e de madeira.
Com base nisso, a ideia era aplicar esses conhecimentos adquiridos de análise estrutural em uma miniatura, no caso em específico, a ponte de macarrão. Deveria ser desenvolvida através do espaguete de nº 7 da marca Barilla e cola epóxi do tipo massa (Durepoxi, Polyepox, Poxibonder, etc.)
O recorde adquirido pelo grupo está dentro da categoria que abrange os requisitos mínimos exigidos, que pela regra deveriam ter: no mínimo 1m de comprimento, 20cm de largura, 50cm de altura e pesar no máximo 1,150kg.
Confira a seguir mais fotos do dia da competição.