O equipamento já está no Laboratório de Ecografia da instituição e representa um salto tecnológico no desenvolvimento de práticas médicas de futuros profissionais da saúde
O curso de Medicina do Centro Universitário UNICEPLAC deu mais um passo rumo à inovação tecnológica com a aquisição de mais um aparelho de ultrassom, o Consona N6. O novo equipamento já está instalado no Laboratório de Ecografia da instituição e promete elevar ainda mais a qualidade do ensino, especialmente nas disciplinas que envolvem habilidades práticas e diagnósticos médicos.
A iniciativa faz parte do compromisso do Centro Universitário em oferecer uma educação de qualidade. Para isso, o curso investe frequentemente em tecnologias de ponta que simulam o dia a dia de profissionais da saúde no atendimento a pacientes. Com recursos avançados e fácil manuseio, o aparelho será utilizado em disciplinas que desenvolvem desde técnicas cirúrgicas até emergências médicas.
Ensino e tecnologia
De acordo com o professor doutor Jobe Petter, supervisor do eixo cognitivo do curso de Medicina e responsável pelo Laboratório de Ecografia da instituição, “os recursos e facilidades de uso desse aparelho representam um salto na qualidade do aprendizado prático e traz inovações que facilitam o uso por alunos e professores".
O ultrassom será utilizado, juntamente com outros equipamentos, em disciplinas como Laboratório de Cirurgia e Laboratório de Ecografia. “Com a tecnologia, vamos ensinar as técnicas de acesso vascular guiado por ultrassonografia, o que dá uma segurança enorme e diminui os riscos de erro médico”, explica o professor.
Aplicação em diferentes áreas da saúde
O Laboratório de Ecografia do Centro Universitário UNICEPLAC é dividido em três pilares principais: emergências, medicina interna e obstetrícia. Cada área de ensino utiliza o aparelho para simular cenários reais e desenvolver competências específicas dos alunos. Durante as atividades do eixo de obstetrícia, o curso abre atendimentos gratuitos para a comunidade.
O novo ultrassom também irá impulsionar novos projetos de pesquisa. Segundo o professor Jobe Petter, o equipamento pode ser utilizado em trabalhos de conclusão de curso e em iniciativas de iniciação científica. “A tecnologia avançada permite que os estudantes explorem novas possibilidades em seus projetos, o que fortalece ainda mais a produção acadêmica do UNICEPLAC", conta.
Pioneirismo no ensino médico no DF
Além de ter o maior Centro de Realidade Simulada do Centro-Oeste e o maior Centro Anatômico da região, o UNICEPLAC também foi o primeiro Centro Universitário a investir na criação de um Laboratório de Ecografia no Distrito Federal. “Agora, com essa nova tecnologia, damos mais um passo para oferecer a melhor formação aos nossos alunos", conclui o professor doutor Jobe Petter.