Docente do curso de Odontologia da instituição foi recebido pela CESPU, que tem sede na cidade de Porto, em Portugal
O Prof. Doutor Cleomar Rodrigues, docente do curso de Odontologia do UNICEPLAC, foi convidado pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde (CESPU), em Portugal, a integrar uma banca de doutorado como pesquisador-avaliador. A participação do docente brasileiro ocorreu na última segunda-feira (29). O encontro também contou com a presença de docentes e do vice-reitor da CESPU.
Essa colaboração marca um passo importante na parceria internacional firmada entre o UNICEPLAC e a CESPU no primeiro semestre de 2024. Na ocasião, as duas instituições firmaram um acordo para desenvolver pesquisas acadêmicas em conjunto, a fim de incentivar a internacionalização e viabilizar a troca de conhecimentos entre os países.
Reconhecimento da mobilidade acadêmica
Ações como essa reforçam o compromisso do UNICEPLAC com a valorização da internacionalização e a mobilidade acadêmica. Afinal, a contínua colaboração com instituições renomadas de outros países amplia as fronteiras da pesquisa acadêmica e proporciona aos docentes e estudantes do centro universitário a oportunidade de participar efetivamente de um ambiente acadêmico global.
De acordo com o professor brasileiro, o curso de Odontologia foi o escolhido para dar início à parceria firmada com a CESPU. "Isso pode significar o desenvolvimento de pesquisas e publicações em conjunto, além de intercâmbio de alunos e até mesmo a participação em congressos. Inclusive, além da participação em bancas de mestrado e doutorado, a ideia é ter uma revista em conjunto para publicações científicas", conta.
Entenda a pesquisa avaliada
A tese defendida durante a banca abordou o tema "Osseodensificação vs técnica convencional de colocação de implante dentário: um estudo com tomografia computadorizada de feixe cônico". Segundo o professor Cleomar, essa é uma técnica inovadora que utiliza brocas especiais para aumentar a densidade óssea durante a perfuração, o que melhora a estabilidade de implantes dentários.
"O estudo comparou o protocolo de osseodensificação com o método convencional, analisando se existem diferenças na densidade óssea por meio de avaliação de tomografia computadorizada", explica o docente.
No UNICEPLAC, o professor é a autoridade responsável pela disciplina de Imaginologia, que é o estudo dos sistemas e órgãos do corpo humano por meio de exames de imagem. "Como essa pesquisa é ligada à radiologia e implantodontia, eu fui convidado para estar na primeira banca que celebra a parceria entre Brasil e Portugal", finaliza.
Quais são as diferenças entre o ensino do Brasil e de Portugal?
Além de fortalecer a troca de conhecimentos, a parceria com a CESPU também é uma oportunidade para que estudantes e docentes do UNICEPLAC contribuam ainda mais com a evolução das práticas adotadas nos ambientes de saúde, beneficiando a formação de novos profissionais em ambos os países.
"O ensino odontológico nos dois continentes tem algumas diferenças. Enquanto na europa o curso de Medicina Dentária reforça o aspecto médico e patológico, o curso de Odontologia do Brasil, como é o caso do UNICEPLAC, têm foco na execução prática", explica o prof. Géza Németh, diretor de operações do UNICEPLAC e cirurgião-dentista formado em Medicina Dentária no modelo europeu.
Ou seja, enquanto o curso graduação em Odontologia do Brasil tem uma abordagem mais específica e focada na prática desde os primeiros semestres, o curso de Medicina Dentária - como é intitulado em países europeus - tende a adotar uma visão mais ampla e integrada da medicina.
"É nesse sentido que o Brasil se tornou reconhecido por exportar muitas técnicas inovadoras para fora, e isso tem um peso muito grande na formação de profissionais não apenas no país, como em outros continentes", finaliza.