#Aconteceu UNICEPLAC

18/03/2024 - 10:33

Internacionalização: UNICEPLAC assina termo de cooperação com a Universidade CESPU, de Portugal

Acordo tem entre os objetivos fomentar pesquisas científicas, eventos acadêmicos e mobilidade de alunos e professores

Como parte do Programa de Internacionalização, o Centro Universitário UNICEPLAC celebrou um acordo de cooperação com o Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS), da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), de Portugal. O documento foi assinado no UNICEPLAC pela professora Kelly Pereira, reitora da instituição, e os professores José Alberto Ramos Duarte e Joaquim Moreira, reitor e vice-reitor da CESPU, que vieram de Portugal para firmar a parceria. O termo de convênio tem entre os objetivos fomentar pesquisas científicas, eventos acadêmicos e mobilidade de alunos e professores entre as instituições.

"Promover oportunidades como essa é muito importante para nós. Por meio da internacionalização, o estudante tem a oportunidade de ampliar seus horizontes, desenvolver habilidades interculturais e expandir sua visão de mundo. Essas experiências, não apenas enriquecem a vida pessoal dos alunos, mas também os preparam para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado, onde a capacidade de compreender e colaborar com pessoas de diferentes culturas é altamente valorizada", avalia a professora Kelly.

O professor José Alberto também destacou a importância da parceria. “Na nossa instituição, 50% dos estudantes são estrangeiros e muitos vieram da América Latina. A internacionalização é uma colaboração vantajosa, não só para os estudantes portugueses, que passam a ter contato com outras culturas, como para os estudantes internacionais que vão conhecer melhor os nossos hábitos, a nossa forma de viver, estudar e trabalhar”, disse o reitor da CESPU. “Queremos também promover aulas on-line. O UNICEPLAC tem muitos cursos na área da saúde e nós também. Logo, poder utilizar as novas tecnologias para trocas de experiências e habilidades é uma excelente oportunidade para todos”, completou o professor Joaquim.

Durante a passagem pelo UNICEPLAC, os professores participaram da Cerimônia de Jaleco do curso de Odontologia e visitaram as modernas instalações da instituição, como os ambulatórios médicos e o Centro de Realidade Simulada e Educação e Saúde, um dos maiores do país. “Ficamos encantados com a infraestrutura, o tamanho do campus e seu espaço verde. Brasília também é uma cidade que me surpreendeu. A arquitetura é única”, elogiou o vice-reitor da CESPU.