Considerado um dos maiores congressos da área no Brasil, o evento reuniu médicos, especialistas e estudantes interessados em pesquisas relacionadas à saúde infantil
Samuel Sotero, aluno do 8° semestre do curso de Medicina do Centro Universitário UNICEPLAC e presidente da Liga de Pediatria do Distrito Federal, recebeu a menção de melhor trabalho em hepatologia durante o 41° Congresso Brasileiro de Pediatria. O evento aconteceu entre os dias 22 a 26 de outubro, em Florianópolis - SC, e contou com a presença de grandes especialistas do país na área.
Intitulado “Hepatite Viral: Os impactos aos Serviços de Saúde do Distrito Federal", o trabalho destacou um tema importante para a saúde pública. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hepatite viral é a segunda maior causa infecciosa de mortes em crianças, resultando em cerca de 1,3 milhões de óbitos por ano.
“Além de letal, as infecções pelo vírus da hepatite - especialmente o C -, tem altas chances de cronificação, o que impacta diretamente na vida adulta. Porém, existe a vacinação devidamente disponível no Programa Nacional de Imunização, que protege os indivíduos contra essa doença", explica Samuel.
A importância da imunização
De acordo com Samuel, a ideia do trabalho surgiu a partir de uma conversa entre os integrantes da Liga de Pediatria do UNICEPLAC. A pesquisa foi desenvolvida em colaboração com Witoria Silva, Henrique Socha, Amanda Moreno e Yasser Isler, todos coautores e estudantes de Medicina na instituição.
Com a orientação da Dra. Renata Seixas, professora do UNICEPLAC e médica pediátrica gastroenterologista, o estudo enfatizou a importância da vacinação como estratégia de prevenção contra a doença.
As vacinas contra hepatite A e B, disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI), foram utilizadas como ponto de partida para avaliar possibilidades de redução da incidência e das complicações associadas à doença.
Reconhecimento e impacto
Para Samuel, tanto a participação no evento quanto a premiação representam um marco em sua trajetória acadêmica e profissional. “Sou muito grato ao UNICEPLAC porque a instituição me proporcionou a ida ao Congresso. Sem esse auxílio, eu não teria conseguido participar deste evento que foi um dos mais - se não o mais - importante da minha carreira até o momento”, conta.
Além de destacar a relevância da hepatologia na pediatria, o evento também inspirou o estudante: “Observar o profissionalismo dos palestrantes realmente me inspira a fazer uma excelente graduação e me tornar um médico capaz de, um dia, também estar em cima de um palanque falando para dezenas de profissionais da minha área de escolha, que é a pediatria".
Sobre o Congresso Brasileiro de Pediatria
O Congresso Brasileiro de Pediatria é um dos principais eventos da área no Brasil. Nesta 41° edição, o congresso reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes para discutir os avanços e desafios da especialidade. Além disso, a premiação de trabalhos científicos reforçou o compromisso com a inovação e a qualidade na formação de novos pediatras.