Coordenadora do curso de Odontologia da instituição destaca bons hábitos para dentes saudáveis
O Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados odontológicos para o bem-estar em geral. Em números, relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 3,5 bilhões de pessoas sofrem de doenças bucais.
No Brasil, 90% da população escova os dentes pelo menos duas vezes por dia, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde 2019, feita pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por outro lado, 55% dos brasileiros não vão ao dentista anualmente, conforme o recomendado, e pelo menos 31% das pessoas de 60 anos ou mais de idade já perderam todos os dentes.
A professora Cláudia Lúcia Moreira, coordenadora do curso de Odontologia do Centro Universitário UNICEPLAC, explica que a falta de cuidados com a saúde bucal pode trazer impactos diretos ao corpo. Além de mau hálito, outros incômodos e dores podem surgir e comprometer a qualidade de vida. “As doenças bucais mais comuns em crianças incluem cáries dentárias e gengivite, enquanto em adultos, além dessas, são frequentes casos de periodontite e cárie radicular”, disse a dentista.
A professora Cláudia reitera que bons hábitos de higiene bucal podem ajudar a prevenir inúmeras doenças e evitar a perda de dentes. “Os principais hábitos de higiene bucal incluem escovar os dentes, usar fio dental diariamente, limitar o consumo de açúcar e visitar regularmente o dentista”. Na hora de usar corretamente a pasta de dente, também um alerta: “os adultos devem usar apenas uma quantidade pequena na escova, do tamanho de uma ervilha. Esta quantidade deve ser ainda menor para crianças”, orienta a professora.
Atendimento à comunidade
Proporcionar uma melhor saúde bucal à população do DF faz parte da história do UNICEPLAC. O curso de Odontologia da instituição tem mais de 35 anos e, todo o semestre, aproximadamente 2 mil pessoas recebem atendimento gratuito em diversas especialidades da odontologia, desde o recém-nascido ao idoso. Tudo executado pelos alunos, sob acompanhamento e supervisão dos professores. “Oferecemos atendimentos a população e ao mesmo tempo a comunidade contribui para que os nossos estudantes possam desenvolver, na prática, habilidades técnicas da melhor forma possível”, completa a coordenadora do curso de Odontologia do UNICEPLAC.