Data comemorativa

15/08/2024 - 10:35

Dia do Estagiário: 48% dos estudantes priorizam desenvolvimento profissional na escolha de vagas, diz pesquisa

Coordenadora do UNICEPLAC oferece dicas valiosas para transformar a experiência de estágio em sucesso na carreira

No dia 18 de agosto, celebra-se o Dia do Estagiário, uma atividade essencial para estudantes de ensino superior. Segundo a pesquisa “Perfil dos Estagiários e Candidatos a Estágio no Brasil 2024”, realizada pela Companhia de Estágios, 48% dos estudantes que participam desses programas priorizam, além das experiências na área de trabalho, flexibilidade e desenvolvimento profissional, como treinamentos, mentorias e cursos de idiomas, na hora de escolherem suas vagas.

“O estágio é uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho antes mesmo da formatura. Embora não seja um trabalho formal, esta experiência é regulamentada pela Lei do Estágio (11.788/08), que estabelece claramente os direitos e deveres do estagiário, da instituição de ensino e da empresa que oferece a atividade”, explica Deuserina Ferreira da Silva, coordenadora do Núcleo de Estágio do Centro Universitário UNICEPLAC.

No Brasil, existem dois tipos de estágio: obrigatório e não obrigatório, conforme definido pela Lei do Estágio e diretrizes curriculares. O estágio obrigatório é parte integrante do currículo, enquanto o não obrigatório depende da oferta das empresas e da iniciativa dos estudantes. Entre os benefícios, além de aplicar na prática o que foi aprendido em sala de aula, o estágio é uma importante porta de entrada para o mercado de trabalho e treinamento de novas habilidades.

Entre as dicas para conseguir a vaga e aproveitar melhor a oportunidade, “é recomendado ao estudante ter autenticidade e disposição para aprender”, destaca Deuserina. Segundo a coordenadora, muitos estagiários são efetivados após o término do programa, garantindo emprego formal antes mesmo da conclusão do curso.

É o caso da Lídia Gonçalves e Silva, formada em Psicologia pelo UNICEPLAC. Ela conta que fez estágio desde o 3º semestre do curso, na clínica e área hospitalar. “Foi uma experiência maravilhosa para o meu processo de ensino-aprendizagem. E quando estagiei no Hospital Santa Marta, tive a certeza da área que iria trabalhar. Foi quando pude experimentar vivências na UTI adulto, UTI coronariana, setor de oncologia, enfermaria e outros. Fui efetivada durante o estágio e continuo trabalhando no Hospital Santa Marta há dois anos”, relata Lídia.

Estudante do 6º semestre de Farmácia e 5º semestre de Nutrição no UNICEPLAC, Regina Vitória dos Santos Marques aprendeu a conciliar o estágio em dois cursos diferentes. “Realizo os estágios obrigatórios de Farmácia desde o 3º período, em locais como drogarias e farmácias de manipulação. Na área de Nutrição, comecei a fazer estágio remunerado este mês. É on-line, onde realizo acompanhamento dos pacientes do nutricionista, produção de conteúdos e materiais educativos, além de monitorias. O processo seletivo tinha apenas uma vaga e, pelo meu currículo construído pelo UNICEPLAC, fui escolhida”, conta.

Além da flexibilidade, entre os benefícios, a estudante destaca acesso a livros, pesquisas e monitorias. “O estágio é peça fundamental na formação do profissional. É por meio dele que aplicamos na prática os aprendizados da sala de aula e como lidar com as pessoas. E o UNICEPLAC é um grande incentivador deste processo. A instituição oferece convênios com locais que ofertam estágios, palestras, orientações para a formação do nosso currículo, como no caso da iniciação científica, entre outros apoios dos professores”, completa Regina.

Mais oportunidades

Outra área promissora é a de Engenharia Civil, que está experimentando um aumento significativo na empregabilidade, refletindo uma crescente demanda por profissionais qualificados. Os estudantes deste curso têm encontrado excelentes oportunidades no mercado de trabalho, com a maioria recebendo ofertas de estágio que superam R$ 2.200. "Essa alta procura reflete a escassez de estagiários da área no mercado, criando um cenário favorável para os estudantes que desejam ingressar na profissão”, destaca o professor Thiago Primo, coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura do UNICEPLAC.