Data comemorativa Engenharia de Software TECNOLOGIA

25/04/2025 - 17:01

Dia das Meninas nas TICs: número de mulheres em TI cresce 4,6%

Estudantes de Engenharia de Software do UNICEPLAC compartilham suas experiências e inspiram outras meninas a entrarem na área da tecnologia

Nesta quinta-feira, 24 de abril, é celebrado o Dia Internacional das Meninas nas Tecnologias da Informação e Comunicação (Girls in ICT Day). Promovida pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), a data tem como objetivo incentivar meninas e jovens mulheres a seguirem carreira nas TICs, capacitando-as com habilidades técnicas, confiança e apoio para que possam alcançar seus objetivos. Mais do que uma celebração, o dia representa um chamado à ação coletiva e urgente: garantir que meninas e mulheres não apenas participem, mas também liderem a revolução digital.

No Brasil, o número de mulheres atuando na área de tecnologia cresceu 4,6% em relação a 2024, passando de 69,8 mil para 73 mil profissionais, segundo novo estudo da Serasa Experian. Apesar do avanço, o setor ainda apresenta um grande desafio: a redução da desigualdade de gênero.

Entre as vozes que compõem esse cenário de mudança está Giovanna Ferreira, estudante do 7º semestre de Engenharia de Software no Centro Universitário UNICEPLAC. Ela celebra sua trajetória na área e compartilha o que a motivou a ingressar na tecnologia.

Sempre achei essa área muito interessante. Quando decidi cursá-la, percebi que era exatamente o caminho que eu queria seguir. Ver como a tecnologia está presente em tudo, desde os pequenos detalhes do cotidiano até grandes pesquisas e empresas, me impulsionou”, conta Giovanna, que reforça a importância da qualificação para lidar com os desafios do setor. “Minha forma de superar obstáculos é buscar aprendizado constante: faço cursos, converso com profissionais da área, troco experiências e me aprofundo no que gosto”, afirma.

Ela destaca ainda como a graduação tem sido fundamental em sua formação. “Desde o segundo semestre, venho aprendendo a trabalhar em equipe dentro da tecnologia. Não é algo simples, há muitos detalhes envolvidos, mas isso me trouxe uma visão muito clara sobre o mercado de trabalho. Já participei de projetos de desenvolvimento de jogos, sites e lojas virtuais, usando metodologias ágeis para guiar nossas criações. Foram experiências valiosas e muito enriquecedoras”, relata.

Também aluna de Engenharia de Software no UNICEPLAC, Maria Vitória Soares da Silva, do 4º semestre, enxerga na união feminina uma força transformadora. “Acredito que o protagonismo feminino faz toda a diferença. Meu maior sonho é me tornar perita da Polícia Federal, e sei que a tecnologia será uma grande aliada nessa jornada. Quero continuar crescendo na área e aplicar, com propósito, todo o conhecimento adquirido”, afirma.

Para Maria Vitória, o incentivo desde cedo é essencial. “Oferecer cursos de tecnologia nas escolas e palestras interativas que mostrem o quanto essa área pode ser encantadora é fundamental. Uma das experiências mais marcantes da minha graduação tem sido o projeto CodPlac, desenvolvido com o professor Pedro Manoel, no UNICEPLAC. Estamos colocando a plataforma em funcionamento, e o time é formado exclusivamente por mulheres dos cursos de tecnologia. Além de ser uma conquista técnica, o projeto tem um valor simbólico enorme e contribui imensamente para o nosso crescimento profissional”, completa a estudante.