Direito Psicologia

20/07/2024 - 14:57

Cursos do UNICEPLAC alcançam o primeiro lugar em avaliação do MEC

Psicologia é líder no DF e Direito recebe a maior nota entre faculdades privadas da capital

A tradição em educação de qualidade do Centro Universitário UNICEPLAC se reflete no sucesso profissional e na formação integral de seus alunos. Essa excelência foi recentemente destacada nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022, divulgados em abril pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). No resultado, o curso de Psicologia do UNICEPLAC obteve nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), conquistando o primeiro lugar no Distrito Federal. O curso de Direito da instituição também recebeu nota 4 no CPC, ficando em primeiro lugar entre as instituições privadas do DF, atrás apenas da Universidade de Brasília (UnB).

O CPC combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

“Este resultado é uma excelente conquista para a nossa história. Reflete o trabalho comprometido de nossos docentes, sempre engajados em proporcionar educação de excelência. Com 37 anos no Distrito Federal, estamos muito orgulhosos deste feito e confiantes de que continuaremos a trilhar o caminho da qualidade educacional”, celebra a professora Kelly Pereira, reitora do UNICEPLAC.

Com nota máxima no MEC, o curso de Psicologia da instituição é reconhecido pela prática e alta empregabilidade. 90% dos egressos estão trabalhando na área, em diferentes campos de atuação. Destaque ainda para a ampliação da clínica, que leva atendimentos gratuitos à comunidade, em serviços como psicoterapia individual, infantil, psicodiagnóstico e psicologia em grupo. “Temos excelente estrutura, com atividades práticas e atendimentos à comunidade desde o primeiro semestre do curso. Nosso corpo docente, formado por mestres e doutores, além do foco na construção de vínculos afetivos ao longo do processo de aprendizagem, nos proporciona alcançar ótimos resultados, como este do MEC”, avalia o professor Wladimir Rodrigues, coordenador do curso de Psicologia do UNICEPLAC.

Escolhi o UNICEPLAC pela tradição e porque sempre tive boas referências, inclusive de excelentes profissionais. Isso me despertou o interesse em estudar nesta instituição”, conta Geovanny Dias Silbernagel. Aluno do 10º semestre do curso de Psicologia, ele destaca a importância das aulas práticas no currículo. “A prática que mais me marcou foi no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Ali me senti apto para exercer minha profissão com maestria, graças aos ensinamentos dos meus professores”, compartilha Geovanny.

Direito com muitas oportunidades profissionais

Com 22 anos de tradição, o curso de Direito também é reconhecido pelas metodologias de ensino inovadoras. Entre as atividades, o currículo oferece práticas simuladas e reais, que contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências nas áreas trabalhista, penal, cível e previdenciária, além do núcleo de estágios com atendimento jurídico gratuito à população de baixa renda. “Temos a missão de desenvolver habilidades acadêmicas e demonstrar o quanto o curso de Direito do UNICEPLAC cumpre o conceito de qualidade e comprometimento com a educação superior”, celebra a professora Risoleide Nascimento, coordenadora do curso de Direito da instituição.

O sucesso do curso reflete na carreira dos estudantes. Aluno do 9º semestre do curso de Direito, Gabriel Almeida tem 21 anos e já foi aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com uma das maiores notas na prova discursiva de Direito Tributário, e no concurso da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). “Escolhi o curso de Direito porque ele oferece um vasto leque de oportunidades profissionais e abrange diversas áreas de atuação, desde a advocacia até carreiras públicas. Além disso, o Direito é fundamental para a preparação em concursos públicos, que é uma das minhas principais metas. Optei pelo UNICEPLAC devido à sua excelente reputação, corpo docente qualificado e estrutura que favorece um aprendizado completo e prático, essencial para quem busca uma carreira sólida na área jurídica”, compartilha Gabriel. Ele destaca ainda a metodologia prática e dinâmica do curso. “As aulas no UNICEPLAC combinam teoria e prática. A metodologia inclui estudos de caso, debates, seminários, palestras e estágios, preparando o aluno de maneira adequada para compreender e aplicar em sua carreira o conteúdo ministrado”, completa o estudante.