Evento contou com a presença da vice-presidente do Conselho Federal de Medicina e familiares dos estudantes
Os calouros da 46ª turma do curso de Medicina do Centro Universitário UNICEPLAC participaram, neste sábado, 31/8, da Cerimônia do Jaleco, que marcou oficialmente o início de sua trajetória acadêmica. “É um momento de muita alegria para todos nós. A Cerimônia do Jaleco simboliza o início da realização de um sonho que envolve não apenas o estudante, mas toda a família. O jaleco é um símbolo do compromisso com a profissão, ética, saúde e bem-estar dos pacientes. Nossa instituição, com 37 anos de história, tem uma contribuição e responsabilidade significativas para todos os que acolhemos em nossos cursos”, destacou a professora Kelly Pereira, Reitora do UNICEPLAC.
A aula inaugural contou com a participação da Dra. Rosylane Rocha, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina. “O CFM parabeniza o UNICEPLAC por compreender, desde o início da faculdade, a importância da participação do conselho profissional na carreira desses estudantes que se tornarão médicos”. A profissional conversou com os alunos e compartilhou dicas valiosas para uma carreira de sucesso. “Para ser médico, é preciso gostar de gente e amar o próximo. O médico tem um papel fundamental, pois lida com os pacientes, seus familiares e com o que há de mais precioso: a saúde e a vida. Sempre que um estudante pensar em ser médico, deve se lembrar que isso exige entrega e dedicação contínua aos estudos. É essencial buscar atualização constante, aprimorar conhecimentos e oferecer o melhor tratamento possível aos pacientes. Porém, é igualmente importante manter o equilíbrio entre o trabalho, a dedicação à família, os estudos, o lazer e cuidar da própria saúde mental e física” aconselhou.
A presença dos familiares tornou o evento ainda mais especial. Entre os calouros, Letícia Vitória Araújo destacou a emoção de vestir o jaleco pela primeira vez. “É a realização de um sonho. Desde os 15 anos, tive a certeza de que seguiria essa carreira, e estou muito feliz por estar no UNICEPLAC, uma instituição referência em saúde em Brasília. Participar desta cerimônia representa a consolidação de todo o esforço que fizemos para chegar até aqui e a certeza de que estamos mais próximos da nossa profissão”, afirmou a estudante.
No UNICEPLAC, esse caminho é trilhado na prática desde os primeiros dias de aula. “Já tivemos a oportunidade de vivenciar uma aula de simulação médica, e foi incrível. Mostra o quanto vamos aprender com metodologias inovadoras”, celebrou a caloura Bruna da Silva.
Entre os familiares presentes no evento, a médica Cláudia Lima estava emocionada ao vestir o jaleco no filho Fernando Lima, que seguirá a mesma carreira da mãe. “A medicina é mais que uma profissão; é um sacerdócio. A Cerimônia do Jaleco ressalta a responsabilidade que o médico tem na sociedade, e estou muito orgulhosa e emocionada por poder compartilhar este momento com meu filho. Desejo a ele e a todos os estudantes presentes muito sucesso e sabedoria”, disse.
UNICEPLAC: tradição em práticas inovadoras
Com nota 5 no MEC, o curso de Medicina do UNICEPLAC tem 22 anos de tradição, oferecendo uma infraestrutura moderna para a formação integral dos estudantes. Entre os destaques, além de aulas inovadoras com metodologias ativas de aprendizagem, os alunos têm a oportunidade de praticar o conhecimento em um dos maiores Centros de Simulação Realística do país e no maior acervo anatômico da região. A instituição oferece ainda mais de 35 ambulatórios dentro da faculdade para atendimento à população. A cada ano, mais de 12 mil pessoas da comunidade são atendidas gratuitamente em diversas especialidades oferecidas pelo UNICEPLAC.
“Somos um centro universitário com tradição e excelência, equipado com tecnologia avançada e métodos criativos para manter nossos alunos atualizados com as práticas mais modernas em todo o mundo. E quando unimos tudo isso em prol da comunidade, faz toda a diferença. O aluno que colocamos no mercado de trabalho tem, de fato, uma formação integral, capaz de lidar com as novas tecnologias e com um conhecimento de mundo capaz de transformar a sociedade”, conclui o professor Dr. Marco Antônio Alves Cunha, coordenador do curso de Medicina do UNICEPLAC.
Saiba mais: a história do jaleco branco
O jaleco, utilizado por profissionais da saúde, surgiu no final da Idade Média, na Europa, como uma forma de proteger médicos durante a peste bubônica. Na época, os jalecos eram feitos de tecidos escuros, pois, quanto mais escura e manchada fosse a peça, mais reconhecimento o médico teria, pois significava que muitos pacientes foram tratados por ele. O jaleco branco só surgiu e se tornou norma no final do século XIX, quando se descobriu a importância da assepsia em procedimentos cirúrgicos e se constatou que muitas doenças eram transmitidas por vestimentas contaminadas. Com o tempo, o jaleco branco se tornou um símbolo de respeito na relação entre médico e paciente, reforçando a imagem do médico como um guardião da saúde e bem-estar. No UNICEPLAC, o ritual de vestir o jaleco marca o início da jornada dos estudantes de medicina, destacando a responsabilidade e o compromisso ético que acompanham essa nobre profissão.