Com ampla valorização no mercado de trabalho, a profissão ganhou destaque. Veja quais são as principais áreas de atuação
As áreas de atuação do fisioterapeuta estão cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Para se ter ideia, nos últimos anos, a Fisioterapia se consolidou como uma das áreas da saúde com maior crescimento e reconhecimento profissional. Durante a pandemia, por exemplo, a demanda por fisioterapeutas cresceu 725%, segundo a plataforma Catho.
“Esses profissionais podem trabalhar em ortopedia, neurologia, pediatria, geriatria e fisioterapia esportiva, além de atuar na promoção da saúde e na reabilitação em diferentes contextos, desde o atendimento primário até situações de maior complexidade”, explica a professora Cláudia Ventura Teixeira Santos, coordenadora do curso de Fisioterapia do UNICEPLAC.
Formação completa e oportunidades no mercado
A graduação em Fisioterapia do Centro Universitário UNICEPLAC é estruturada para preparar os alunos para um mercado exigente. Assim, o curso tem como foco uma abordagem interdisciplinar que investe tanto na teoria quanto no desenvolvimento de habilidades práticas.
Por isso, os estudantes passam por estágios supervisionados, simulações clínicas, projetos de extensão e projetos que os conectam à realidade da comunidade para garantir uma vivência prática desde os primeiros semestres.
“Também incentivamos a gestão e o empreendedorismo para que nossos alunos possam se destacar ainda mais no mercado", completa a coordenadora.
Compromisso com a comunidade
O impacto social é outro diferencial do curso de Fisioterapia do UNICEPLAC. Afinal, os alunos participam de projetos que beneficiam a comunidade, como atendimentos em saúde e campanhas educativas. “Nossa clínica-escola atende desde prematuros até idosos, promovendo qualidade de vida e conscientização sobre saúde funcional", afirma a professora.
Um exemplo disso foi o desenvolvimento de um suspensório infantil adaptado, criado pelos estudantes do curso, para auxiliar crianças com dificuldades de locomoção. O dispositivo já está em uso no Ambulatório de Saúde Funcional de Sobradinho-DF e ajuda diversas crianças a adquirir mais independência para caminhar.
Lilia Raquel Magalhães Alves, aluna de Fisioterapia no UNICEPLAC, foi uma das seis estudantes que participaram da iniciativa. “Estar em um projeto que melhora a qualidade de vida das pessoas é uma experiência gratificante. Além disso, permite que nós, estudantes, possamos aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, como anatomia, biomecânica, materiais e tecnologia, em um contexto prático. Isso consolida o aprendizado e desenvolve competências técnicas essenciais para a futura profissão”, destaca a aluna.
Se você quer fazer parte dessa transformação e construir uma carreira sólida na área, conheça mais sobre o curso de Fisioterapia do UNICEPLAC.