Extensão

A Coordenação de Iniciação Científica e Extensão  do UNICEPLAC responde técnica e administrativamente pela oferta e gestão das atividades de iniciação científica e extensão como programas, projetos e toda ação acadêmica, técnica ou cultural, que envolva o aprendizado de técnicas e métodos de investigação científica e comunicação com a comunidade, como a divulgação científica na forma de seminários, ciclo de palestras, debates, exposições. Envolve ainda, a organização de eventos esportivos, espetáculos e festivais, prestação de serviços e atendimento ao público em espaços de contexto no ensino, cultura, ciência e tecnologia. Desenvolve e coordena ações comunitárias que promovam o desenvolvimento local e regional fundamentado no incentivo à autonomia da organização comunitária e dos movimentos sociais a partir de campanhas educativas e de responsabilidade social e ambiental, sem caráter assistencialista e preservadas as especificidades, os dispositivos legais pertinentes e as políticas acadêmicas previstas para o cumprimento da missão institucional.

O trabalho do setor fundamenta-se em valores que percorrem a universalidade do conhecimento, o fomento à inter e multidisciplinaridade e ao multiprofissionalismo e o empreendedorismo, a inclusão social – Lei nº. 9.394/96 (LDB), com redação dada pelas Leis nº. 10.639/2003 e nº. 11.645/2008, Lei 10.098/2000 e Lei 12.764/2012, a responsabilidade socioambiental – Lei nº. 9.795/1999, a garantia dos direitos humanos e da cidadania – Resolução CNE/ CP nº1/2012 e a educação transformadora para o desenvolvimento sustentável da região e do país – Decreto nº. 7.746/2012 e demais requisitos legais e normativos que regem a Educação Superior.

Este conjunto de intenções permite que o UNICEPLAC contribua para a construção de uma sociedade de conhecimentos, na qual o saber técnico e científico, e suas habilidades correlacionadas compõem a matriz principal da possibilidade de desenvolvimento sustentável da região, com mobilidade e justiça social, privilegiando o aprofundamento, a investigação científica e as ações comunitárias.