NOSSA HISTÓRIA

A história do UNICEPLAC (Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos) começa em 1987, quando nosso fundador, o Doutor Apparecido dos Santos, inicia a instituição com o primeiro curso de Odontologia em uma instituição de ensino superior privada em Brasília e região. Ministrado no campus do Lago Sul, o curso logo se tornou referência nacional, e os melhores cirurgiões-dentistas de Brasília se formaram no UNICEPLAC.

Superando todas as adversidades e enfrentando todos os desafios, Apparecido dos Santos, Oficial da Aeronáutica e Cirurgião dentista, demonstrou inigualável talento empreendedor implementando novos cursos no campus Lago Sul. Entre eles, estavam Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, Contabilidade e Administração.

No final da década de 90, a cidade do Gama, no Distrito Federal, foi escolhida para receber a nova fase da instituição. Nesse momento, aconteceu a implementação de novos cursos – Medicina Veterinária, Medicina, Direito e Farmácia. A presença da instituição causou fortes reflexos no desenvolvimento social e econômico da cidade e localidades adjacentes, mudando a história da região.

O legado do Fundador, consubstanciado em permanente inovação metodológica, pedagógica e tecnológica, levou o UNICEPLAC ao título de Centro Universitário em 2019. O credenciamento com nota máxima na Avaliação Institucional do Ministério da Educação – MEC comprova o constante compromisso em formar profissionais capacitados a cumprir a missão de ajudar na solução de problemas e estabelecer adequados mecanismos de convivência social.

Melhores metodologias e as mais modernas inovações

Os ambientes acadêmicos disponíveis permitem a utilização das metodologias ativas de aprendizagem, construindo uma educação inovadora. Além disso, os aparatos tecnológicos viabilizam a realização de práticas simuladas em laboratórios atualizados e modernos.

O Complexo de Medicina, por exemplo, possui um Centro de Simulação Realística e Habilidades com quatro salas de Simulação Realística – onde são colocadas em prática várias técnicas para diagnosticar e tratar doenças –, e cinco salas de Habilidade, onde são praticadas técnicas específicas, como sondagem vesical, ausculta pulmonar e muitos outros.

Todas essas salas são equipadas com os Manequins de Alta Fidelidade, que são os manequins mais modernos do mercado e exclusivos no Brasil. Instalados em laboratórios planejados para a capacitação e treinamento, essa tecnologia simula as mais variadas condições humanas e conta com atualizações inovadoras para o ensino-aprendizagem - configurando o mais avançado Centro de Simulação da região.

O UNICEPLAC também dispõe de um Complexo de Medicina Veterinária com um Centro de Simulação Realística. O local é equipado com o Simulador Bovino Hereford Friesen, uma mesa anatômica digital, uma moderna Clínica Veterinária, centros cirúrgicos para grandes e pequenos animais, laboratório de reprodução, curral e biotério de alto nível, dentre outras instalações. Dessa forma, o UNICEPLAC se configura como a única instituição de todo o Distrito Federal com uma Clínica-escola integrada ao campus e com a tecnologia do Simulador Bovino disponível aos alunos.

O continuado e permanente atendimento à comunidade também é feito por meio da Clínica Odontológica, do Centro de Atendimento de Estudos Psicossociais - CIEPSI, do Centro de Fisioterapia e do Centro de Estética - além de atendimentos à comunidade na Clínica de Veterinária e nos ambulatórios do Complexo de Medicina.

Junto a isso, a comunidade também pode acessar projetos e consultoria arquitetônica no escritório-escola do curso de Arquitetura e Urbanismo, assessoramento e consultoria técnica por alunos do curso de Ciências Contábeis, consultoria nutricional pelo curso de Nutrição, atendimentos pontuais e projetos de saúde primária e coletiva pelo curso de Enfermagem, atendimento de farmacologia pelo curso de Farmácia, além de uma gama de modalidades esportivas oferecidas pelo projeto Campus Saudável, do curso de Educação Física.

A qualificação do corpo docente, assim como das áreas administrativa e diretiva, são outra marca registrada do UNICEPLAC. Todas as atividades acadêmicas são fruto do legado do Fundador da instituição, Prof. Apparecido dos Santos, cuja energia empreendedora impõe como contínua missão a formação dos melhores profissionais para o futuro.

MISSÃO

A formação crítica, reflexiva e humanista de profissionais éticos e cidadãos, nos vários campos de conhecimento, com base em inovações científicas e tecnológicas, contemplando a empregabilidade, o empreendedorismo e a internacionalização, tendo a articulação do ensino, da extensão e da iniciação científica/pesquisa como elemento nuclear, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável do Gama, do Distrito Federal e do País, além de estar sintonizada com as demandas do Século XXI.

VISÃO

Ser a Instituição de Educação Superior de referência na região Centro-Oeste, com foco na qualidade, na interdisciplinaridade e na articulação do ensino, da extensão e da iniciação científica/pesquisa, valorizando a formação acadêmica inovadora e criativa, que busque garantir a educação transformadora e emancipatória baseada em princípios éticos, cidadãos e democráticos.

• Ética e transparência;
  • Competência;
  • Universalidade do Conhecimento e Fomento à Interdisciplinaridade;
  • Planejamento e Avaliação como Princípios Orientadores da Prática Institucional;
  • Diversidade e Inclusão Social;
  • Qualidade;
  • Inovação e Tecnologia;
  • Responsabilidade Socioambiental;
  • Empatia e solidariedade;
  • Internacionalização;
  • Qualidade de Vida e Bem-estar;
  • Compromisso com a aprendizagem ao longo da vida;
  • Educação Transformadora e Gestão Democrática e Participativa.