O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e o Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos (Uniceplac) celebraram acordo de colaboração para ampliar os serviços oferecidos às pessoas em situação de rua durante os mutirões PopRuaJud. O acordo foi formalizado nesta quarta-feira, 24/7, na sede do Tribunal.
Além de aumentar o número de serviços ofertados, o acordo também tem o objetivo de promover o desenvolvimento acadêmico dos alunos da instituição de ensino. O Centro Universitário irá disponibilizar, durante os mutirões, estudantes e professores supervisores de mais de nove cursos, como Direito, Medicina, Psicologia e Enfermagem, para atender as pessoas em situação de rua. O TJDFT, por sua vez, irá capacitar os alunos que irão realizar os atendimentos.
“É muito bom ter a universidade como parceira do Tribunal nessa atividade que, para nós, é tão importante e tão relevante no aspecto social ao tratar das pessoas em situação de vulnerabilidade. A Justiça tem se aproximado desse público porque são pessoas que têm dificuldade no acesso formal à Justiça e aos serviços de forma geral”, destacou o Juiz Auxiliar da Presidência, Eduardo Rosas, que representou o Presidente do TJDFT, Desembargador Waldir Leôncio Júnior.
Para a reitora do UNICEPLAC, a professora dra. Kelly Pereira, a parceira é importante porque, além de contribuir para a formação acadêmica dos alunos, leva serviços às pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O caminho da instituição não faz o menor sentido se não tiver parceiros à altura do Tribunal. A população merece isso. A gente entende que tem muito a contribuir e essa é a nossa responsabilidade social. A gente está muito honrado em fazer parte desse projeto com o TJDFT”, ressaltou.
A Coordenadora do PopRuaJud no Tribunal, Juíza Luciana Yuki, destacou a importância das parceiras com as instituições. “O Tribunal sozinho não consegue ter atuação tão expressiva quando como está com os parceiros. Já tivemos duas parceiras de mutirão com a faculdade e percebemos que agregou muito para as pessoas em situação de rua. Que agora a gente consiga ampliar nossa rede”, disse.
Também participaram da reunião: o Secretário de Planejamento, Governança e Gestão Estratégica, Victor Abreu; a Coordenadora de Gestão Estratégica e Sustentabilidade do Tribunal, Clara Barradas; e a Assessora Administrativa e Patrimonial da Uniceplac, Neide Sampaio.
O que é o PopRuaJud?
O PopRuaJud é um desdobramento da Resolução CNJ 425/2021, que institui, no âmbito do Poder Judiciário, a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. A iniciativa atende ainda quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU): o ODS 1 – Erradicação da pobreza; ODS 10 – Redução das desigualdades; ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições eficazes.
Fonte: TJDFT