Pedagogia

11/07/2024 - 17:52

Férias escolares: atividades divertidas e educativas para fazer com as crianças

Professora do UNICEPLAC oferece dicas para aproveitar a temporada sem telas

As férias escolares são um momento muito aguardado pelas crianças. No entanto, esse tempo livre também pode ser uma oportunidade valiosa para as famílias integrarem atividades educativas e divertidas, sem recorrer ao uso de telas, como os celulares.

“Integrar atividades lúdicas, educativas, recreativas e descanso nas férias é muito benéfico para o desenvolvimento das crianças. E isso deve ser feito de maneira equilibrada, flexível e variada. É importante que as crianças tenham um período de descanso adequado e possam também desfrutar de momentos livres”, orienta a pedagoga e psicopedagoga Flávia Pinheiro Della Giustina, professora no curso de Pedagogia do Centro Universitário UNICEPLAC e responsável pelo projeto de extensão CuidarBrincante na instituição.

De acordo com a especialista, mesmo durante as férias, é importante incentivar atividades que mantenham as crianças em movimento, em contato com outras crianças, e em diferentes espaços sociais para interação. “As colônias de férias organizadas por escolas particulares e outras instituições têm se tornado uma opção popular para muitos pais que não conseguem conciliar suas férias com as dos filhos, principalmente no mês de julho. E essa é uma opção, pois as colônias de férias oferecem pacotes de atividades que ocupam o tempo de lazer dos pequenos com dinâmicas e oficinas educativas também. Essas atividades não apenas entretêm, mas também educam, mostrando a importância da reciclagem, do cuidado com o meio ambiente e da preservação da natureza, por exemplo”.

Descanso e diversificação da rotina

A professora observa que, embora seja importante manter as crianças em atividades, o descanso e a diversificação na rotina nesse período também são fundamentais. “As crianças precisam de tempo para relaxar e brincar. Atividades estruturadas ou sistematizadas como as tarefas escolares são parecidas com as das escolas, e podem ser substituídas por jogos e brincadeiras educativas. Lembrando que é na brincadeira que a criança aprende. Existem muitas programações de férias gratuitas ou de baixo custo, tais como parques, museus, clubes, bibliotecas, que oferecem atividades como contação de histórias, oficinas de artesanato, sessões de cinema e teatro, por exemplo”, indica Flávia.

Entre as sugestões de atividades educativas e divertidas que podem ser feitas pela criança em casa, seja sozinha ou em grupo, a professora indica pinturas, desenhos, modelagem com massinha ou argila e criação de brinquedos com materiais descartáveis. “Na companhia dos pais ou responsáveis, outras atividades como cozinhar podem ser prazerosas, fortalecer os laços afetivos, oportunizar experiências matemáticas, como medidas e frações, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades para a vida”, explica Flávia.

Contação de histórias são atividades que desenvolvem a criatividade e expressão verbal, aumentam o vocabulário, permitem a reflexividade e desenvolvem habilidades socioemocionais. “Dedicar um tempo diário para leitura de livros infantis, histórias em quadrinhos ou contos clássicos pode ser um momento agradável e de muita diversão para toda a família. Outras atividades também podem ser divertidas e interativas, como jogos de tabuleiro, jardinagem para quem tem espaços externos, quebra-cabeças e brincadeiras ao ar livre, com bolas, corda e circuitos”, completa a professora do UNICEPLAC.