03/06/2024 - 14:13

UNICEPLAC lança cursos inovadores na área de gestão e empreendedorismo

Entenda a diferença entre as carreiras e saiba como a capacitação é o primeiro passo para a transformação dos negócios

Cada vez mais, as marcas buscam profissionais que possam contribuir para uma gestão eficaz, produtividade e expansão dos negócios. Em 2022, a taxa de inovação das empresas foi de 68,1%. Desse total, 33% implementaram novos produtos e processos simultaneamente. Os dados são da Pesquisa de Inovação Semestral 2022, divulgada em março deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quem pretende inovar ou aumentar a competitividade nas empresas deve ter em mente que essa transformação passa primeiro pela capacitação. É ela quem define o ritmo dos avanços dos negócios. “Investir em capacitação eleva o nível de habilidades técnicas de uma equipe e traz uma série de benefícios tangíveis que podem ser diretamente traduzidos em sucesso empresarial”, explica a professora Glauciana Soares, coordenadora do Curso de Administração, do Centro Universitário UNICEPLAC.

A instituição oferece novos cursos na área de gestão, como Administração, Processos Gerenciais, Ciências Contábeis, Gestão Financeira e Gestão Pública. Mas você conhece como cada um pode transformar a sua carreira?

Administração

Profissionais formados em Administração são responsáveis por utilizar práticas de gestão de recursos humanos, financeiros, materiais, logística, além de planejamento estratégico, liderança, técnicas operacionais e até mesmo de marketing e vendas. “Ele planeja, organiza, coordena, controla e supervisiona as operações de uma empresa, visando fortalecer os processos, aumentar a produtividade e reduzir os custos para alcançar objetivos organizacionais”, explica a professora Glauciana.

No UNICEPLAC, o curso de Administração prepara os docentes para os desafios do mercado de trabalho, combinando conhecimentos teóricos e práticos com pensamento crítico e resolução de problemas. “O aluno será capacitado para trabalhar de forma estratégica com comunicação interna e mercado, fomentando o trabalho em equipe e a liderança, ancorado em apoio tecnológico e visão de futuro”, completa a coordenadora.

Processos Gerenciais

Já o curso Processos Gerenciais é ideal para quem busca desenvolver habilidades no gerenciamento do patrimônio empresarial, organização de equipes, monitoramento de suprimentos, armazenamento e movimentação de materiais, controle de caixa e outros. Este profissional pode trabalhar em diferentes etapas de planejamento, organização, direção e controle de recursos de uma empresa, incluindo equipes e bens financeiros e materiais.

Ciências Contábeis

Outra carreira na área é Ciências Contábeis. No UNICEPLAC, o curso obteve nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) - avaliação do Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e alcançou o título de melhor do Distrito Federal. Muito conhecido como contador, o profissional formado nesta área é responsável por organizar, analisar e interpretar os registros financeiros e patrimoniais de uma empresa. Ele atua nas demonstrações contábeis, relatórios gerenciais e prestações de contas; elabora estratégias fiscais, gestão de tributos, auditoria, consultoria financeira e legislação fiscal.

Gestão Financeira

Esta carreira se tornou a chave para o sucesso de empresas públicas e privadas em todo o mundo. Relacionada à administração de recursos, a Gestão Financeira favorece o crescimento sustentável, aumenta o valor dos investimentos e garante a solidez de organizações de todos os portes. O profissional formado pelo curso de Gestão Financeira do UNICEPLAC estará apto a analisar, planejar, controlar, otimizar e investir recursos empresariais para impulsionar os melhores resultados.

Gestão Pública

Esta área se refere ao processo de administração de recursos, políticas, programas, projetos de governos e outras organizações públicas que tenham o objetivo garantir o bom funcionamento das comunidades envolvidas. Isso envolve análise, desenvolvimento, administração e supervisão de atividades que buscam atender às necessidades e interesses da população com mais eficiência. A carreira oferece inúmeras oportunidades de crescimento e impacto. Os profissionais podem trabalhar em diversos setores, incluindo governo local, estadual ou federal, ONGs, consultorias ou mesmo no setor privado, em funções relacionadas à regulamentação e políticas públicas.

Saiba mais em: https://www.uniceplac.edu.br/